Logo, logotipo ou logomarca? Qual a diferença?

Logo, Logotipo ou Logomarca? Qual o termo correto? Como se aplica cada um deles?

Existe uma polêmica na comunidade dos designers e publicitários, além do uso mais comum entre usuários. Vamos falar aqui nesse post sobre isso.

O que é logomarca? E o que é logotipo? Qual a diferença entre esses termos? Podemos dizer apenas “logo”?

Veja alguns exemplos de logos famosos, assim como alguns modelos criados pelo nosso time.

Como deve ser o seu logo? Leia até o final e fique por dentro 😉

Logo, Logotipo, Logomarca ou Marca

 

O que é Logotipo?

Pode ser entendido como:

Logotipo é: “um símbolo composto por uma imagem,  estilização de letra ou agrupamento de letras compondo um design exclusivo, destinado a identificar uma Empresa, Marca ou Produto” Do ponto de vista prático, é uma arte que representa a sua marca focando na tipografia

Etimologicamente, temos “Logos” (palavra grega que significa “conceito” ou “significado”) e “typos” (também grega que significa figura ou símbolo”). Assim, Logotipo significaria “figura ou símbolo de um conceito”.

Na prática, o logotipo é o termo usado para se referir a uma arte que representa uma marca.

Aqui na AlephTav utilizamos Logotipo quando nos referimos a um projeto focado na Tipografia.

Isso porque existem alguns principais Tipos de Logo.

  • Quando possui apenas o nome da marca, chamamos de Logo Tipográfico.
  • Quando possui, além do nome da marca, um símbolo, denominamos Logo Integrado ou Logomarca.
  • Quando possui apenas o símbolo, sem o nome, é o Logo Simbólico

O que é Logomarca?

Esse é, sem dúvida, um dos termos mais polêmicos.

Logomarca é uma palavra existente no dicionário, inclusive muito utilizada nas mídias mais convencionais (como jornais, revistas e noticiários).

No Dicio, a definição deste termos consiste em: “uma representação gráfica que contém o nome e o símbolo de uma marca”

Muitos profissionais da área condenam o uso desse termo tendo em vista que “logo”  pode significar “marca”; e assim, Logomarca seria “marca” da “marca”, o que seria em tese uma redundância.

Porém, essa é apenas uma das definições associadas.

Uma outra tese exposta em diversas estratégias de branding se relaciona com os tipos de logo (tipográfico, simbólico ou integrado).

Logomarca seria aquela modalidade em que a arte integra um símbolo com o nome da marca. Enfatizar o nome, com alguma estilização, mas sem que o “detalhe” ganhe mais destaque do que o nome.

O detalhe vem apenas a somar, podendo ser um traço, uma letra em destaque, um fundo, ou seja, algo que incremente a arte sem “roubar” a presença do nome.

Uma pergunta a você, que possui um negócio. O que você prefere que o seu público memorize? O nome da sua marca ou o símbolo dela?

Quando o usuário for buscar pela sua marca no Google, ele digitará o nome, não importa quão lindo seja a arte. Esse é um dos objetivos de um projeto de logomarca.

A arte é, claro, muito importante, e um elemento de altíssimo enriquecimento da sua identidade visual. Mas quem define o logo priorizando o nome em detrimento de qualquer outra coisa, não tenha dúvidas, almeja a fixação do nome.

Note nesse grupo de exemplos abaixo a diferença:

Exemplos de logos tipográficos – foco apenas no nome da marca
Exemplos de logo simbólicos – foco apenas no símbolo

 

Exemplo de logos integrados (ou, também conhecidos como Logomarcas) – força no nome, com uma estilização que valorize o nome, sem que tenha mais importância do que o nome da marca em si.

À luz das informações acima, chegamos a essa definição para Logomarca:

Logomarca é a representação de uma marca. Do ponto de vista prático, é uma arte que representa a sua marca composta pelo nome, valorizada por algum elemento de Design. Mais conhecida como Logo Integrado.

 

O uso do termo “Logo”

Para finalizar, temos o uso do termo logo.

Esse termo é usado como abreviação tanto de logomarca como de logotipo.

É um termo genérico, adotado para designar a representação da marca que está sendo definida, independente do objetivo (foco no ícone, foco na fonte, ou junção de ambos)

Esse é talvez o melhor termo para se referir já que dificilmente a arte que representará terá seus objetivos e características já definidos antes mesmo da criação.

A criação do logo é um projeto muito subjetivo, envolve um alinhamento entre os conceitos e experiência do time da criação face às expectativas dos clientes.

Depois de termos atendido a mais de 16.000 Clientes, não encontramos até o momento um denominador comum a todos.

Cada Projeto é único. Cada Cliente possui seus anseios e preferências pessoais que transcendem conceitos.

Não importa se é Logotipo, Logomarca ou Logo, o que desejamos verdadeiramente é que cada Marca seja representada da melhor forma possível, com o máximo de bom gosto. Que cada logo enseje uma Identidade Visual impactante.

E, para atingir esse resultado, não há fórmula mágica. É necessário muita sinergia entre o time de criação e o cliente, profunda imersão no mercado e anseios dos envolvidos, além de bastante esforço na produção.

A importância do logo se torna ainda mais notória quando se analisa o impacto visual de um logo na mente humana.

Há um infográfico muito bem feito que atesta isso e vale a pena ser visualizado.

Que tal conferir Logos criados pelo nosso time?

Você também pode acessar nosso portfólio online de logos aqui:

Portfólio de logotipos da AlephTav

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